A Cielo é a operadora com o maior número de bandeiras disponíveis para os clientes. Além disso, oferece um grande número de bandeiras abrangendo um número maior de clientes. Estas características fazem com a Cielo seja a principal escolha para os estabelecimentos comerciais com grande fluxo de vendas.
Portanto, garantir que estas máquinas estejam em pleno funcionamento é fundamental para absorver o grande volume de vendas. Para isso, é fundamental compreender os códigos de erro da máquina Cielo para saber exatamente o que fazer.
Erros na Máquina Cielo
Há uma variedade enorme de erros que podem ser comunicados pela sua máquina de cartão Cielo. Por este motivo, reunimos deste artigo apenas os principais erros que podem ser vistos na tela da sua máquina. Estes códigos comunicam que algo estão errado e uma ação precisa ser tomada para correção do problema. Assim, conheça as principais causas destes e saiba o que fazer em cada uma delas.
Código 0: Transação autorizada. A venda foi concluída com sucesso.
Código 1: Transação referida pelo emissor.
Código 4: Cartão com restrição. Peça ao cliente para entrar em contato com a Central de atendimento do Cartão.
Código 5: Transação não autorizada. O motivo pelo qual a transação não foi autorizada deve ser consultado na Central de Atendimento do cartão pelo seu cliente.
Código 6, 76, 96 e AA: Tente novamente.
Código 7: Cartão com restrição. O cliente precisa entrar em contato com a Central de Atendimento do emissor do cartão e verificar qual o motivo da falha, se existe limite disponível para realizar a compra.
Código 12: Transação inválida. Tente novamente. Pode ter acontecido falha de conexão ou na transmissão de dados.
Código 13: Valor inválido, nesse caso pode ter acontecido algum erro de digitação ou o valor não atende os requisitos para parcelamento;
Código 14: Cartão inválido. O cliente precisa ligar na Central de atendimento do emissor. Pergunte se ele tem outro cartão para realizar o pagamento, assim você não perde a venda.
Código 15: Emissor inválido. A máquina da Cielo não está habilitada para o emissor do cartão. LIgue na Central de Atendimento da Cielo e verifique se é possível habilitar sua máquina de cartão.
Código 41: Cartão com restrição. O cliente precisa entrar em contato com a Central de Atendimento do emissor do cartão e verificar qual o motivo da falha, se existe limite disponível para realizar a compra.
Código 51: Saldo insuficiente. Provavelmente não há limite disponível no cartão. Pergunte ao cliente se ele pode realizar a compra com outro cartão, assim você não perde a venda. Caso não tenha, oriente a ligar na Central de Atendimento do emissor do cartão.
Código 54: Cartão vencido. A data de vencimento do cartão provavelmente está expirada. Verifique os dados no plástico do cartão.
Código 57 e 58: Transação não permitida. Pergunte ao cliente se ele pode realizar a compra com outro cartão, assim você não perde a venda. Caso não tenha, oriente a ligar na Central de Atendimento do emissor do cartão.
Código 62 e 63: Cartão com restrição;
Código 78: Cartão bloqueado, solicite que o cliente desbloqueie o cartão antes de usá-lo. Lembre-se que após digitar a senha três vezes de forma incorreta o cartão será bloqueado.
Código 82: Transação Inválida. Oriente o cliente par ligar na Central de atendimento do emissor do cartão.
Código 91: Banco Indisponível. Houve falha na transmissão dos dados. Tente novamente.
Código AC: Cartão de débito sendo utilizado na função crédito.
Código GA: Transação referida pela Cielo.
Código N7: Código de segurança inválido.
Portanto, neste artigo apresentamos um resumo dos principais códigos de erro da máquina Cielo e as orientações sobre o que fazer em cada uma delas. Caso apareça um código diferente dos apresentados, deixe-o nos comentários que iremos respondê-lo. Caso tenha ficado alguma outra dúvida, também deixe abaixo nos comentários.