Você está para concluir uma venda e de repente aparecem códigos de erro na Máquina Rede, o que fazer? Cada vez mais, um número maior de compras transações financeiras são realizadas de maneira eletrônica. Assim, máquinas de cartão estão presentes em quase todos os estabelecimentos comerciais.
Porém, quando acontece um imprevisto, no momento de concluir a venda, a máquina apresenta códigos na tela. Estes são códigos de erro que vem acompanhados da mensagem “Transação não autorizada”. Outros códigos de erros podem acontecer de maneira geral e dizem respeito sobre o funcionamento da máquina de cartão. Também é importante conhecer sobre estes erros e saber o que fazer para evitar transtornos.
Erros na Máquina Rede
Os códigos de erro na máquina Rede indicam qual o problema exato que atrapalhou a conclusão da transação. Mas para saber o que fazer, você precisa conhecer o significado deles.
Preparamos uma lista com o significado dos principais códigos de erro da máquina Rede. Eles foram divididos entre erros que impedem a conclusão da venda e os erros gerais. Confira abaixo e saiba o que fazer.
Transações não Autorizadas
Código 51: Indica que o serviço não está habilitado para o emissor. Assim, o recomendável é entrar em contato com a central de atendimento da Rede.
Código 53: Transação não permitida. Houve falha durante a transação que impossibilitou de ser concluída. Entre em contato com a Rede pela Central de Atendimento.
Código 56: Os dados informados estão incorretos. Veirfique as informações fornecidas e tente novamente.
Código 57: Estabelecimento inválido. Verifique se os dados inseridos na transação estão corretos.
Código 65: Senha Inválida, tente novamente. Se a senha for digitada errada por três vezes o cartão será bloqueado pelo emissor.
Código 69: Transação não permitida para o produto em questão.
Código 72: Necessário entrar em contato com o emissor. Não especifica o motivo.
Código 74: Falha na comunicação. Tente novamente. Geralmente indica um problema da rede de dados.
Código 79: Cartão expirado. Neste caso, a transação não pode ser concluída pelo cartão ter ultrapassado sua validade. Solicite ao cliente que entre em contato com o emissor do cartão de crédito.
Código 80: Transação não autorizada. O código 80 indica que não há limite disponível para realização da venda. Peça o cliente para entrar contato com o emissor do cartão de crédito e verificar o que aconteceu.
Código 81: Produto ou serviço não habilitado para o emissor (AVS).
Códigos 82, 83 e 84: Transação não autorizada. Problemas associados a falhas no cartão de crédito. Oriente o cliente a entrar em contato com a Central de Atendimento do cartão de crédito.
Os códigos de erros apresentados acima podem ser substituídos por mensagens de texto. Nestes casos, a mensagem que aparece costuma informar o erro diretamente. Porém, ainda sim fizemos uma lista com as mensagens que podem aparecer na sua máquina de cartão.
Outras mensagens de erro na máquina de cartão
Sem tom de discagem: Certifique que há sinal na linha telefônica e que os cabos de internet estão bem conectados.
Tente de novo CE, LC, LO ou NA: Perda de conexão com o terminal.
Por favor, ligue para a central de atendimento rede e informe o código A.1, A.4 ou A.5: Indica que houve falha na conexão com o terminal e/ou problemas com o sinal da operadora. Nesta situação, ligue e entre em contato com a Central de atendimento e informe o código indicado pelo equipamento.
Os principais códigos de erro na máquina Rede foram apresentados neste artigo. Na maioria dos erros, a principal orientação foi liar na Central de Atendimento Rede, e você poderá fazer isso pelos números 4001-4433 para capitais e regiões metropolitanas e 0800 728 4433, para demais localidades de segunda a sábado, das 8h às 22h e domingos e feriados, das 9h às 21h.